Grupos alvo
A ERA trabalha com todos os profissionais do direito:
- Juízes
- Procuradores
- Advogados particulares
- Notários
- Consultores e advogados de empresas
- Agentes de autoridades com funções coercivas
- Juristas da administração pública
Tipos de atividades de formação desenvolvidas
Conforme explica a comunicação da Comissão Europeia, de setembro de 2011, relativa à formação judiciária, a ERA «possui uma vasta e positiva experiência de organização de seminários sobre direito da União para audiências multiculturais». Oferece conferências e cursos de diferentes níveis no seu centro em Trier (perto da capital jurídica da UE no Luxemburgo), em Bruxelas e em toda a Europa:
- Conferências e fóruns anuais para análise e debate dos desenvolvimentos mais recentes
- Seminários dedicados a um desenvolvimento específico para ser explorado em pormenor por profissionais
- Cursos de formação básica para introdução a uma área específica do direito da UE
- Reuniões informativas em Bruxelas para análise de desenvolvimentos temáticos do direito da UE
- Cursos de terminologia jurídica
A ERA oferece também:
- Cursos e recursos de aprendizagem eletrónica
- Apresentações eletrónicas com a participação dos melhores especialistas em direito da UE
- Um boletim jurídico trimestral intitulado Fórum ERA
Os programas de formação da ERA abrangem todos os domínios do direito da UE:
- Direito público europeu, nomeadamente direito institucional, direitos fundamentais, asilo e imigração, direito ambiental e fiscal
- Direito privado europeu, nomeadamente defesa do consumidor, direito laboral e social, direito internacional privado e cooperação judiciária em matéria civil
- Direito comercial europeu, nomeadamente direito da concorrência, contratação pública, direitos de propriedade intelectual, direito das sociedades e serviços financeiros
- Direito penal europeu, nomeadamente a cooperação judiciária em matéria penal e a cooperação policial
Atividades de 2015
Em 2015, a ERA organizou 157 eventos de formação, que contaram com a presença de 6 903 profissionais do direito de 54 países. Ofereceu igualmente 7 cursos eletrónicos e cerca de 60 apresentações eletrónicas.
A atividade profissional dos participantes era a seguinte:
- Juízes: 27%
- Procuradores: 5%
- Advogados particulares: 24%
- Consultores internos: 5%
- Agentes de autoridades com funções coercivas: 1%
- Funcionários da UE: 7%
- Funcionários de ministérios: 6%
- Outros funcionários públicos: 9%
- Académicos: 5%
- Representantes de fundações/ONG: 4%
- Outros: 6%
Parcerias / acordos internacionais
Membro fundador da Rede Europeia de Formação Judiciária (REFJ), a ERA foi reeleita para o seu Comité de Direção em 2013, para o período de 2014 a 2017. Também para o mesmo período, a ERA foi eleita coordenadora do grupo de trabalho sobre programas da REFJ e membro do seu grupo de trabalho sobre Tecnologias. A ERA mantém sólidas relações com instituições nacionais de formação judiciária, com muitas das quais mantém acordos-quadro de organização conjunta de ações de formação para juízes e procuradores.
Além disso, a ERA trabalha regularmente em projetos conjuntos com o Conselho das Ordens dos Advogados da União Europeia (CCBE), o Conselho do Notários da União Europeia (CNUE), a European Company Lawyers Association (ECLA), bem como com outras organizações de advogados a nível europeu e nacional.
Sendo uma fundação de utilidade pública, a ERA é membro do Centro Europeu de Fundações.
História
A ERA foi criada em 1992 por iniciativa do Parlamento Europeu. Os fundadores foram o Grão-Ducado do Luxemburgo, o Estado Federado da Renânia-Palatinado, a cidade de Trier e os Amigos da Associação ERA. Nos anos seguintes, 25 dos 27 Estados-Membros, entre outros, tornaram-se membros da associação.
Contacto
Academia de Direito Europeu (ERA) Metzer Allee D-54295 Trier – Alemanha Tel.: +49 651 93737-0 Escritórios de Bruxelas Avenue d'Auderghem 36 - B-1040 Bruxelles – BélgicaCorreio eletrónico: info@era.int
Número de pessoal: 74
Estatuto jurídico: a ERA é uma fundação pública sem fins lucrativos.
Ligação relacionada
Manutenção da página: Comissão Europeia. As informações constantes desta página não refletem necessariamente a posição oficial da Comissão Europeia. A Comissão declina toda e qualquer responsabilidade relativamente às informações ou dados contidos ou referidos no presente documento. Quanto às regras de direitos de autor aplicáveis às páginas europeias, queira consultar a «advertência jurídica».