Injunção de pagamento europeia

França

Conteúdo fornecido por
França

PROCURAR TRIBUNAIS/AUTORIDADES COMPETENTES

O motor de pesquisa abaixo permite procurar tribunais e autoridades competentes para um instrumento jurídico europeu específico. Nota: nalguns casos excecionais, a competência não pode ser determinada.

França

Processos europeus transfronteiriços - Injunção de pagamento europeia


*campo obrigatório

Artigo 29.°, n.° 1, alínea a) - Tribunais competentes

A competência para emitir uma injunção de pagamento europeia incumbe aos juízes do contencioso da proteção (juge des contentieux de la protection), aos presidentes dos tribunais judiciais (tribunal judiciaire), aos tribunais de comarca (tribunal de proximité) e aos presidentes dos tribunais de comércio (tribunal de commerce), dentro dos limites das respetivas competências.

Se o Regulamento (CE) n.º 44/2001 do Conselho, de 22 de dezembro de 2000, relativo à competência judiciária, ao reconhecimento e à execução de decisões em matéria civil e comercial, não remeter para os tribunais com competência territorial, mas sim para os tribunais de um Estado-Membro, o tribunal competente é o do local de residência do(s) demandado(s).

Artigo 29.°, n.° 1, alínea b) - Procedimento de reapreciação

As normas que regulam a reapreciação em casos excepcionais, previstos no artigo 20.° do regulamento, são idênticas às aplicáveis ao procedimento de oposição. O pedido para efeitos de reapreciação é apresentado ao tribunal que emitiu a injunção de pagamento europeia.

Artigo 29.°, n.° 1, alínea c) - Meios de comunicação

O pedido de uma injunção de pagamento europeia pode ser apresentado ao tribunal por via postal ou por via electrónica.

Artigo 29.°, n.° 1, alínea d) - Línguas aceites

As línguas aceites por força da alínea b) do n.° 2 do artigo 21.° são as seguintes: francês, inglês, alemão, italiano e espanhol.

Última atualização: 13/09/2023

As diferentes versões linguísticas desta página são da responsabilidade dos respetivos Estados-Membros. As traduções da versão original são efetuadas pelos serviços da Comissão Europeia. A entidade nacional competente pode, no entanto, ter introduzido alterações no original que ainda não figurem nas respetivas traduções. A Comissão Europeia declina toda e qualquer responsabilidade quanto às informações ou aos dados contidos ou referidos neste documento. Por favor, leia o aviso legal para verificar os direitos de autor em vigor no Estado-Membro responsável por esta página.