Sistema de intercâmbio digital de provas eletrónicas

Está a ser criado um novo instrumento para apoiar e facilitar a cooperação judiciária em matéria penal.

Nas Conclusões do Conselho sobre a melhoria da justiça penal no ciberespaço, de 9 de junho de 2016, o Conselho solicitou à Comissão que desenvolvesse um portal em linha seguro para os pedidos e respostas eletrónicos e os procedimentos conexos. O objetivo é aumentar a utilização eficaz dos procedimentos de assistência mútua e dos formulários normalizados para a obtenção de provas eletrónicas.

Em resposta a esse pedido, tem vindo a ser desenvolvido um portal de referência para funcionar como instrumento de comunicação segura entre as autoridades competentes dos Estados-Membros para efeitos de obtenção de provas e de prestação de assistência mútua em matéria penal.

Ligações conexas

Plataforma informática para intercâmbio digital de dados entre autoridades judiciárias

Melhorar o acesso transfronteiras a provas eletrónicas

Última atualização: 20/01/2023

Manutenção da página: Comissão Europeia. As informações constantes desta página não refletem necessariamente a posição oficial da Comissão Europeia. A Comissão declina toda e qualquer responsabilidade relativamente às informações ou dados contidos ou referidos no presente documento. Quanto às regras de direitos de autor aplicáveis às páginas europeias, queira consultar a «advertência jurídica».