A Plataforma Europeia de Formação é uma ferramenta de pesquisa destinada a juristas e outros profissionais da justiça que pretendam obter formação no domínio do direito da UE ou outras questões conexas. Esses profissionais podem encontrar aqui cursos de formação e material didático sobre uma grande diversidade de temas.
Os organismos formadores prestam informações sobre as atividades de formação organizadas na UE em diferentes línguas. A Comissão Europeia contribui para a plataforma com materiais de formação prontos a usar ou manuais elaborados com o apoio financeiro da UE.
Juristas e profissionais da justiça
Estes profissionais podem encontrar aqui diversas oportunidades de formação em direito da UE e questões conexas anunciadas na Plataforma Europeia de Formação, assim como recursos de autoaprendizagem.
É possível pesquisar em diferentes campos (tema do curso, local, data, língua e área específica: direito civil, direito público, direito penal, direitos fundamentais, linguagem jurídica, deontologia, competências jurídicas).
Plataforma Europeia de Formação
Organismos que ministram formação
A plataforma encontra-se em fase de testes e está aberta aos organismos formadores à escala da UE cujo conhecimento especializado tenha sido reconhecido pela UE uma vez que beneficiam de subvenções anuais a título dos programas de financiamento da UE.
Quando a fase de testes estiver terminada, a Comissão ponderará a possibilidade de abrir a plataforma a outros organismos formadores, que poderão então publicitar os respetivos cursos de formação sobre direito da UE ou sobre temas nacionais que versem sobre a legislação da UE ou elementos transnacionais. Para tal, o organismo interessado deverá proceder primeiro ao seu registo, mediante o procedimento a indicar aqui em devido tempo.
Lista dos organismos que ministram formação:
- Rede Europeia de Formação Judiciária
- Academia de Direito Europeu
- Instituto Europeu de Administração Pública
- Instituto Universitário Europeu
Manutenção da página: Comissão Europeia. As informações constantes desta página não refletem necessariamente a posição oficial da Comissão Europeia. A Comissão declina toda e qualquer responsabilidade relativamente às informações ou dados contidos ou referidos no presente documento. Quanto às regras de direitos de autor aplicáveis às páginas europeias, queira consultar a «advertência jurídica».