No domínio da justiça civil, os processos e procedimentos pendentes que tiverem tido início antes do final do período de transição continuarão a ser regidos pelo direito da UE. O Portal da Justiça, com base num acordo mútuo com o Reino Unido, manterá as informações relacionadas com este país até ao final de 2022.

Taxas de juro

Gibraltar
Conteúdo fornecido por
European Judicial Network
Rede Judiciária Europeia (em Matéria Civil e Comercial)

1 As «taxas de juro legais» são comtempladas no Estado-Membro? Em caso afirmativo, qual é a definição de «taxas de juro legais» neste Estado-Membro?

A taxa de juro legal é a taxa de juro que pode ser legalmente cobrada sobre quaisquer verbas em dívida. A legislação de Gibraltar prevê a cobrança de juros legais sempre que adequado.

2 Em caso afirmativo, qual é o montante/taxa e qual é a sua base jurídica? Se forem contempladas diferentes taxas de taxas de juros legais, em que circunstâncias e condições são aplicáveis?

Montante/taxas de juro legais

Critérios de aplicação das taxas de juro legais

(caso necessário, por exemplo, atraso, contrato de consumo, etc.)

Base jurídica

8 %

Se não for aplicável outra taxa de juro legal ou contratual, o credor pode exigir o pagamento de juros à taxa estabelecida periodicamente pelo Tribunal Superior (High Court) em Inglaterra para esse tipo de dívidas, ou seja, atualmente 8 %.

Artigo 36.º da lei de 1960 sobre o Supremo Tribunal (Supreme Court Act 1960)

Ordem de 2000 sobre as dívidas reconhecidas por sentença (taxa de juro) [Judgment Debts (Rates of Interest) Order 2000]

8 % acima da taxa de base fixada pelo Gibraltar Savings Bank no dia em que a dívida se tornou exigível.

As empresas e os organismos públicos têm o direito legal de reclamar juros de mora relativos a dívidas comerciais.

Lei relativa aos atrasos de pagamento de dívidas comerciais (juros) de 2003.

3 Se necessário, encontram-se disponíveis informações adicionais sobre a forma de calcular a taxa de juro legal?

Relativamente a certas dívidas, podem ser reclamados juros a partir da data em que o montante se tornar exigível até à data de emissão do crédito e também, sempre à mesma taxa, até à data da sentença. Também podem ser reclamados juros a partir da data da sentença à taxa estabelecida periodicamente pelo Tribunal Superior (High Court) em Inglaterra para esse tipo de dívidas, ou seja, atualmente 8 %. Só se aplica uma taxa de juro simples.

4 Existe acesso gratuito em linha à base jurídica supracitada?

A legislação pertinente pode ser consultada nas seguintes ligações:

Lei de 1960 sobre o Supremo Tribunal

Ordem de 2000 sobre as dívidas reconhecidas por sentença (taxa de juro)

Lei relativa aos atrasos de pagamento de dívidas comerciais (juros) de 2003

Última atualização: 11/08/2021

A manutenção da versão desta página na língua nacional é da responsabilidade do respetivo ponto de contacto para a Rede Judiciária Europeia. As traduções da versão original são efetuadas pelos serviços da Comissão Europeia. A entidade nacional competente pode, no entanto, ter introduzido alterações no original que ainda não figurem nas respetivas traduções. A Comissão e a RJE declinam toda e qualquer responsabilidade relativamente às informações ou dados contidos ou referidos no presente documento. Por favor, leia o aviso legal para verificar os direitos de autor em vigor no Estado-Membro responsável por esta página.