

Procurar informações por região
A taxa de juro legal é a taxa de juro que pode ser legalmente cobrada sobre quaisquer verbas em dívida. A legislação de Gibraltar prevê a cobrança de juros legais sempre que adequado.
Montante/taxas de juro legais |
Critérios de aplicação das taxas de juro legais (caso necessário, por exemplo, atraso, contrato de consumo, etc.) |
Base jurídica |
8 % |
Se não for aplicável outra taxa de juro legal ou contratual, o credor pode exigir o pagamento de juros à taxa estabelecida periodicamente pelo Tribunal Superior (High Court) em Inglaterra para esse tipo de dívidas, ou seja, atualmente 8 %. |
Artigo 36.º da lei de 1960 sobre o Supremo Tribunal (Supreme Court Act 1960) Ordem de 2000 sobre as dívidas reconhecidas por sentença (taxa de juro) [Judgment Debts (Rates of Interest) Order 2000] |
8 % acima da taxa de base fixada pelo Gibraltar Savings Bank no dia em que a dívida se tornou exigível. |
As empresas e os organismos públicos têm o direito legal de reclamar juros de mora relativos a dívidas comerciais. |
Lei relativa aos atrasos de pagamento de dívidas comerciais (juros) de 2003. |
Relativamente a certas dívidas, podem ser reclamados juros a partir da data em que o montante se tornar exigível até à data de emissão do crédito e também, sempre à mesma taxa, até à data da sentença. Também podem ser reclamados juros a partir da data da sentença à taxa estabelecida periodicamente pelo Tribunal Superior (High Court) em Inglaterra para esse tipo de dívidas, ou seja, atualmente 8 %. Só se aplica uma taxa de juro simples.
A legislação pertinente pode ser consultada nas seguintes ligações:
Lei de 1960 sobre o Supremo Tribunal
Ordem de 2000 sobre as dívidas reconhecidas por sentença (taxa de juro)
Lei relativa aos atrasos de pagamento de dívidas comerciais (juros) de 2003
A manutenção da versão desta página na língua nacional é da responsabilidade do respetivo ponto de contacto para a Rede Judiciária Europeia. As traduções da versão original são efetuadas pelos serviços da Comissão Europeia. A entidade nacional competente pode, no entanto, ter introduzido alterações no original que ainda não figurem nas respetivas traduções. A Comissão e a RJE declinam toda e qualquer responsabilidade relativamente às informações ou dados contidos ou referidos no presente documento. Por favor, leia o aviso legal para verificar os direitos de autor em vigor no Estado-Membro responsável por esta página.