Fechar

A VERSÃO BETA DO PORTAL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

Visite a versão BETA do Portal Europeu de Justiça e conte-nos a sua experiência!

 
 

Percurso de navegação

menu starting dummy link

Page navigation

menu ending dummy link

Registos comerciais a nível dos Estados-Membros - Eslováquia

A tradução deste texto para português está em curso.
Traduções já disponíveis nas seguintes línguas: eslovaco.

Esta secção dá-lhe uma visão geral do registo comercial na Eslováquia


Qual o conteúdo do registo comercial eslovaco?

O A ligação abre uma nova janelaObchodný register (registo comercial) é uma lista que inclui os dados legais de empresários, empresas e outras entidades jurídicas, sempre que for previsto em legislação especial.

A lista é administrada pelo A ligação abre uma nova janelaMinistério da Justiça da República Eslovaca.

O registo comercial é mantido pelos registrové súdy (tribunais de registo) (tribunais locais na sede do Tribunal Regional).

O acesso ao registo comercial é gratuito?

O acesso ao registo comercial e a obtenção de certidões estão sujeitos ao pagamento de emolumentos.

Como pesquisar no registo comercial

A pesquisa no A ligação abre uma nova janelaobchodný register eslovaco pode ser feita por:

A pesquisa também pode ser feita em inglês.

Valor dos documentos do registo

A Lei n.º 513/1991 (Código Comercial) estabelece as condições para garantir a fiabilidade dos dados e, se for o caso, do conteúdo dos documentos inscritos no registo.

Os dados inscritos no registo comercial são oponíveis a terceiros a partir da data de publicação. O conteúdo dos documentos depositados no registo comercial é oponível a terceiros a partir da data de comunicação do depósito no Jornal Comercial.
A partir desse momento, os terceiros têm a garantia de que os dados ou o conteúdo dos documentos são fiáveis. O mesmo não se aplica se as empresas puderem provar que tinham conhecimento anterior dos dados ou do conteúdo dos documentos.

Se um terceiro puder provar que não poderia ter tido conhecimento dos dados nem do conteúdo dos documentos, a empresa registada pode solicitar os dados e o conteúdo dos documentos no prazo de 15 dias a contar da data de publicação ou, no caso dos documentos, da data de comunicação do seu depósito.

Após este prazo, os dados registados e o conteúdo dos documentos depositados podem ser solicitados por qualquer pessoa.
Em caso de discrepância entre o registo e os dados publicados ou do conteúdo dos documentos depositados e publicados, a empresa registada só pode solicitar a versão publicada para efeitos de oposição a terceiros. No entanto, pode solicitar as outras versões se conseguir provar que o terceiro tinha conhecimento dos dados registados ou do conteúdo dos documentos depositados.

História do registo comercial da Eslováquia

O registo fornece informações sobre registos efetuados a partir de 1 de janeiro de 2001.

O registo comercial foi criado em 1992, após a adoção do Código Comercial (Lei n.º 513/1991), tendo substituído o anterior registo comercial.

O Código Comercial (artigos 27.º a 34.º) alterou o âmbito de aplicação do registo comercial até 2004.

A partir de 1 de fevereiro de 2004 passaram a vigorar novos requisitos legais para proceder ao registo comercial (alteração da Lei n.º 530/2003 sobre o registo comercial).

O único artigo do antigo Código Comercial ainda em vigor regula a descrição legal da pessoa registada, os efeitos dos dados inscritos e a sua publicação. Os artigos 28.º a 34.º foram revogados.

A alteração da Lei n.º 530/2003 introduziu a publicação eletrónica do registo. Os documentos atualizados são conservados em papel e em formato eletrónico.

Ligações úteis

A ligação abre uma nova janelaObchodný register

A ligação abre uma nova janelaObchodný register SR


As diferentes versões linguísticas desta página são da responsabilidade dos respetivos Estados-Membros. As traduções da versão original são efetuadas pelos serviços da Comissão Europeia. A entidade nacional competente pode, no entanto, ter introduzido alterações no original que ainda não figurem nas respetivas traduções. A Comissão Europeia declina toda e qualquer responsabilidade quanto às informações ou aos dados contidos ou referidos neste documento. Por favor, leia o aviso legal para verificar os direitos de autor em vigor no Estado-Membro responsável por esta página.

Última atualização: 18/03/2019