Fechar

A VERSÃO BETA DO PORTAL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL

Visite a versão BETA do Portal Europeu de Justiça e conte-nos a sua experiência!

 
 

Percurso de navegação

menu starting dummy link

Page navigation

menu ending dummy link

Registos prediais a nível europeu

O texto desta página na língua original inglês foi recentemente alterado. A tradução deste texto para português está em curso.


 

Não há tradução oficial do texto que está a consultar.
Pode acederaquia uma tradução automática do texto. Nota: a tradução automática destina-se apenas a facilitar a compreensão de textos numa língua estrangeira. O proprietário desta página declina qualquer responsabilidade pela qualidade do texto traduzido automaticamente.

Esta secção inclui uma breve descrição do Serviço Europeu de Informação Predial (EULIS) e da Associação Europeia de Registos Prediais (ELRA) – duas redes de registos prediais operacionais a nível europeu.


O que é a ELRA?

A ELRA é uma associação sem fins lucrativos de direito belga, constituída por 29 entidades que representam os registos prediais de 22 Estados-Membros da União Europeia. Tem por principal objetivo o desenvolvimento e a compreensão do papel do registo predial nos mercados imobiliário e de capitais.

O que oferece a ELRA?

A missão e o objetivo principal da ELRA consistem em desenvolver e compreender o papel do registo predial nos mercados imobiliário e de capitais.

Ao abrigo do acordo-quadro de parceria com redes a nível da UE, a ELRA organiza diversas atividades, tais como seminários temáticos para debater os efeitos da legislação europeia para os registos prediais e seus clientes.

Além disso, a ELRA está a desenvolver o projeto Imola (interoperabilidade dos registos prediais), cofinanciado pela Comissão Europeia.

Recorrendo aos peritos dos pontos de contacto da ELRN, este projeto desenvolveu um modelo eletrónico (o documento europeu de registo predial ou ELRD) que pode ser utilizado para apresentar informações do registo predial de qualquer Estado-Membro.

Outro dos projetos importante da ELRA foi o Crobeco (Cross Border e-Conveyancing), relativo à inscrição em registos prediais estrangeiros, que foi financiado pelo programa Justiça Civil. O projeto destinava-se a promover o mercado imobiliário europeu, apoiando os compradores estrangeiros de uma (segunda) casa na UE.

Para mais informações, consulte o A ligação abre uma nova janelasítio da ELRA.

ELRN

No âmbito da ELRA, a A ligação abre uma nova janelaELRN (Rede Europeia de Registo Predial) foi criada em 2010 entre os membros da ELRA. Foi concebida para se assemelhar à RJE, com o intuito de facilitar a cooperação mútua e mesmo a eventual integração futura. Neste momento, a rede conta com 22 membros da ELRA, de 19 Estados-Membros. Cada entidade nomeia um secretário, isto é, um perito em direitos reais e registo predial, como ponto de contacto da rede.

A ELRN cria instrumentos para facilitar o acesso fácil aos seus serviços a nível europeu e existe, desde 2012, uma série de sete fichas informativas sobre variados temas, tais como a publicidade do registo predial, o certificado sucessório europeu ou os custos escondidos.

Para mais informações, consulte o A ligação abre uma nova janelasítio da ELRN.


Manutenção da página: Comissão Europeia. As informações constantes desta página não refletem necessariamente a posição oficial da Comissão Europeia. A Comissão declina toda e qualquer responsabilidade relativamente às informações ou dados contidos ou referidos no presente documento. Quanto às regras de direitos de autor aplicáveis às páginas europeias, queira consultar a «advertência jurídica».

Última atualização: 25/05/2018