5 — Infrações ao Código da Estrada e outras infrações menores

This page has been machine translated and its quality cannot be guaranteed.

The quality of this translation has been assessed as: average

Do you consider this translation useful?


As infrações às regras de trânsito são tratadas no Código da Estrada, que inclui as infrações relacionadas com o consumo de álcool, as infrações de velocidade e as infrações relacionadas com o comportamento em caso de acidente.

Quais são as infrações relacionadas com o consumo de álcool?

A diferenciação deve ser feita pela taxa. A taxa de base a partir da qual o consumo de álcool é punível é de 0,5 g por litro de sangue e, para algumas categorias de condutores, é de 0,5 g a 0,2 g por litro de sangue (candidatos à carta de condução, condutores de emergência, condutores de veículos utilizados para o transporte remunerado de pessoas, etc.). Desta taxa, o tribunal de polícia é competente (infração grave) e o restante é de, pelo menos, 1,2 g por litro de sangue, ou seja, o limiar a partir do qual o tribunal penal se torna competente (infração).

A lei prevê igualmente o caso de sinais claros de intoxicação. Se tiver uma taxa inferior a 0,5 g por litro de sangue, mas tiver sinais claros do seu tipo, será tratado como se tivesse pelo menos 0,5 g por litro de sangue. Do mesmo modo, no caso de uma taxa de 0,5 a 1,2 g por litro de sangue, mas na presença de sinais claros de condução em estado de embriaguez, o tratamento será como se pelo menos 1,2 g por litro de sangue.

Quais são as penalizações?

Pode ter as seguintes frases: prisão, multa, proibição de condução (provisória, definitiva, retirada imediata) ou confisco. As sanções variam em função da gravidade da infração.

O que são infrações de velocidade?

Existem três infrações relacionadas com a velocidade:

Resumo

Refere-se a cada superação que não se enquadra noutra categoria. A sanção de uma simples sanção sumária será o pagamento de uma multa e o caso será encerrado.

A infração grave

A sanção será uma multa (entre 25 e 500 EUR).

A infração de alta velocidade (apenas em caso de reincidência na sequência de uma primeira infração grave)

A sanção será uma multa (500 a 10,000 EUR) e uma pena de prisão (8 dias a 3 anos) ou uma destas sanções.

Para mais pormenores, ver os limiares para o excesso de velocidade e a sua gravidade em termos de gravidade, consultar A ligação abre uma nova janelao Ministério do Desenvolvimento Sustentável e das Infraestruturas — Departamento de Transportes

Quais são as infrações relacionadas com o comportamento em caso de acidente?

Infração de fuga

Em caso de acidente (independentemente da natureza ou importância do dano), deve permanecer no local do acidente até todas as constatações serem feitas; caso contrário, cometeu uma fuga.

Em caso de fuga, pode correr o risco de ser punido com pena de prisão, com multa e com a proibição de conduzir.

Não prestação de assistência às pessoas em risco

A não prestação de assistência a uma pessoa em perigo é punível se, sem perigo grave para si ou para outra pessoa, se abstiver deliberadamente de prestar assistência a uma pessoa exposta a um risco grave, quer por ter sido identificada por si, quer por a situação ter sido descrita por quem solicita a sua assistência.

Em caso de falta de assistência a uma pessoa em perigo, pode ser condenado a uma pena de prisão de oito dias a cinco anos e a uma multa de 251 a 10,000 EUR, ou apenas a uma destas penas.

Lesões e lesões não intencionais, bem como o abate.

O processo será tratado como outro processo não relacionado com a circulação no tribunal.

Ligações relacionadas

A ligação abre uma nova janelaDepartamento de transportes, excesso de velocidade


O presente texto é uma tradução automática. O proprietário da página declina qualquer responsabilidade pela qualidade do texto traduzido automaticamente.

Última atualização: 10/09/2019