Passar para o conteúdo principal

Registos comerciais nos países da UE

Polónia

A presente secção apresenta uma visão geral do registo comercial na Polónia.

Conteúdo fornecido por
Polónia
Flag of Poland

Informações gerais sobre o exercício de uma atividade económica

As condições para o início e o exercício de uma atividade económica por empresários na Polónia são reguladas pela Lei das Empresas, de 6 de março de 2018. As regras relativas ao início, ao exercício e à cessação de atividade por estrangeiros são estabelecidas por disposições distintas, designadamente a Lei relativa às regras que regem a participação de empresas estrangeiras e de outros estrangeiros em atividades comerciais na Polónia.

Os empresários que exerçam uma atividade económica ou profissional por conta própria enquanto sociedades comerciais, as fundações, as associações e outras entidades devem inscrever-se no registo comercial do Registo Judicial Nacional (Krajowy Rejestr Sądowy - KRS);

Os empresários que exerçam uma atividade económica em nome individual (ou seja, pessoas singulares e sócios de sociedades civis) devem inscrever-se no Registo Comercial Central (Centralna Ewidencja Działalności Gospodarczej - CEIDG), em conformidade com as regras definidas na Lei relativa ao Registo Central e Repositório de Informações sobre a Atividade Económica e ao Ponto de Informação para as Empresas, de 6 de março de 2018.

Registo comercial polaco

O Registo Judicial Nacional é uma base de dados informática central que consiste em três registos distintos:

  • o registo comercial,
  • o registo das associações, incluindo outras organizações sociais e profissionais, fundações e instituições públicas de saúde,
  • o registo dos devedores insolventes (substituído pelo Registo Nacional de Devedores em 1 de dezembro de 2021).

O Registo Judicial Nacional foi criado nos termos da Lei do Registo Judicial Nacional, de 20 de agosto de 1997, e está em funcionamento desde 1 de janeiro de 2001.

O Registo Judicial Nacional destina-se a permitir um acesso universal, rápido e fiável a informações sobre o estatuto jurídico (Serviço Central de Informação do Registo Judicial Nacional), os aspetos essenciais da situação financeira e a forma de representação das entidades registadas.

De acordo com o procedimento de registo polaco, os pedidos dos requerentes são verificados pelo tribunal de registo.

Nos termos do artigo 23.º da Lei do Registo Judicial Nacional, o tribunal de registo efetua a verificação substantiva do pedido de inscrição no registo e dos documentos que o acompanham. O tribunal verifica igualmente a exatidão dos dados de identificação da entidade [nome e apelido, PESEL (número de registo civil), nome ou denominação social da entidade, REGON (número oficial nacional no registo comercial) e número no Registo Judicial Nacional]. O tribunal verifica ainda outros dados do pedido se tiver dúvidas fundamentadas quanto à sua veracidade.

Desde 1 de julho de 2021 que o processo de inscrição no registo comercial do Registo Judicial Nacional é efetuado exclusivamente em linha.

Os pedidos e documentos em apoio da inscrição são enviados pelos empresários através do sistema informático do Ministério da Justiça e disponibilizados gratuitamente no Repositório dos Processos de Registo após a conclusão do procedimento.

Os pedidos (formulários) e os documentos apresentados por empresários antes de 1 de julho de 2021 estão disponíveis (apenas em suporte de papel) na sede do tribunal de registo competente para o empresário em causa.

Os documentos financeiros relativos aos empresários matriculados no Registo Judicial Nacional são armazenados e disponibilizados gratuitamente em linha, no Repositório de Documentos Financeiros.

O Registo Judicial Nacional faz parte do Sistema de Interconexão dos Registos das Empresas (BRIS) referido no artigo 22.º da Diretiva (UE) 2017/1132 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 14 de junho de 2017, relativa a determinados aspetos do direito das sociedades (JO L 169 de 30.6.2017, p. 46-127), (a seguir designado por «sistema de interconexão dos registos»). Nos termos do artigo 4.º-A da Lei do Registo Judicial Nacional, o Serviço Central de Informação do Registo Judicial Nacional utiliza o sistema de interconexão dos registos para:

1) Disponibilizar gratuitamente informações atualizadas sobre as sociedades de responsabilidade limitada, as sociedades por ações, as sociedades em comandita por ações, as sociedades europeias e as sucursais de empresas estrangeiras que exercem atividade na Polónia, bem como informações sobre a saída destas entidades do Registo Judicial Nacional e a lista de documentos referida no artigo 4.º, n.º 4-A, da Lei do Registo Judicial Nacional;

2) Disponibilizar cópias dos documentos apresentados em papel e dos documentos enviados em formato eletrónico a que se refere o artigo 4.º, n.º 3-A, da Lei do Registo Judicial Nacional;

3) Transmitir aos registos pertinentes informações sobre a instauração de processos de liquidação, a conclusão de processos de liquidação, declarações de falência, a conclusão de processos de insolvência e a saída do registo das sociedades referidas no ponto 1;

Transmitir aos registos pertinentes informações sobre fusões transfronteiriças.

O acesso ao registo comercial polaco é gratuito?

Sim, o acesso ao Registo Judicial Nacional é gratuito.

Como efetuar pesquisas no registo comercial polaco

Pode efetuar uma pesquisa no registo comercial polaco utilizando os seguintes termos de pesquisa:

  • número da entidade no Registo Judicial Nacional (número KRS),
  • número de identificação fiscal (NIP),
  • número de identificação no REGON,
  • nome da entidade.

Ligações úteis

Lei relativa ao Registo Judicial Nacional, de 20 de agosto de 1997

Portal dos Registos Judiciais

Comunicar um problema técnico ou fazer uma observação sobre esta página