Passar para o conteúdo principal

My e-Justice space

Bulgária
Bulgária
Flag of Bulgaria

Os serviços de justiça eletrónica na Bulgária são desenvolvidos e operados principalmente por três autoridades públicas: o Ministério da Administração Eletrónica, o Ministério da Justiça e o Conselho Superior da Magistratura.

1. O Ministério da Administração Pública em Linha desenvolveu um modelo unificado de administração em linha, com as seguintes componentes, relevantes para a justiça eletrónica e os serviços públicos digitais:

  • Um portal único de acesso aos serviços administrativos eletrónicos, que constitui um ponto de entrada dos serviços, prestados por prestadores de serviços administrativos eletrónicos para aplicação, pagamento e prestação de serviços administrativos eletrónicos.
  • Um sistema eDelivery, que permite enviar, receber e armazenar documentos eletrónicos das autoridades públicas, dos cidadãos e das entidades jurídicas e para estes. O sistema eDelivery é um equivalente eletrónico do correio registado com aviso de receção.
  • Um sistema de pagamento eletrónico.

A autenticação eletrónica das pessoas que acedem aos recursos da administração pública em linha é possível com uma assinatura eletrónica qualificada ou um código de identificação pessoal, emitido pela Agência Nacional das Receitas ou pelo Instituto Nacional da Segurança Social.

2. O Ministério da Justiça gere o Registo Comercial e o Registo das Entidades sem fins lucrativos, bem como os serviços eletrónicos que estes registos prestam; uma plataforma de mediação em linha e uma plataforma em linha para certificados eletrónicos de registo criminal; serviços de justiça eletrónica como plataforma para a participação em linha em vendas judiciais em hasta pública.

3. O Conselho Superior da Magistratura é o órgão administrativo supremo do poder judicial. Desenvolveu um portal único de justiça eletrónica que facilita o acesso eletrónico aos processos e a citação ou notificação eletrónica de atos judiciais.

Comunicar um problema técnico ou fazer uma observação sobre esta página