Passar para o conteúdo principal

My e-Justice space

Dinamarca
Dinamarca
Flag of Denmark

O sítio Web http://www.borger.dk/ é o Portal Nacional dos Cidadãos dinamarquês, que proporciona um ponto de acesso único a informações sobre as autoridades públicas e os seus serviços em linha.

Para aceder aos autosserviços públicos em http://www.borger.dk/ e noutros portais públicos, é necessária a MitID. A MitID é uma identificação eletrónica pessoal. Trata-se principalmente de uma aplicação de telemóvel (app) utilizada para aceder aos autosserviços públicos. Na aplicação MitID, o cidadão pode registar-se com um número de registo civil [número de registo pessoal central (número CPC)], bem como um passaporte ou um bilhete de identidade, e criar uma conta com um identificador de utilizador e um código pessoal. Também é possível registar fisicamente uma MitID através do Centro de Serviços aos Cidadãos. O portal de autosserviços públicos conetar-se-á à aplicação e a tentativa de início de sessão terá de ser verificada através da aplicação utilizando dados biométricos, um código QR ou uma senha de utilização única. Se não conseguir utilizar a aplicação, existem métodos alternativos, como um dispositivo de código portátil, um leitor de códigos áudio ou um chip MitID.  Todas as pessoas residentes na Dinamarca há mais de três meses estão registadas no sistema CPR (Registo Pessoal Central). O sistema fornece um número de identificação pessoal (número CPR) a uma pessoa.

O município da cidade de residência fornece um número CPR aos cidadãos com um endereço permanente na Dinamarca. Os cidadãos da Noruega, da Suécia, da Finlândia e da Islândia são livres de trabalhar e viver na Dinamarca sem um título de residência.

Pode ler as mensagens das autoridades públicas dinamarquesas diretamente através da sua caixa de correio digital pessoal (Digital Post), que é a plataforma em linha, onde ocorre a maior parte da comunicação escrita dos cidadãos com as autoridades públicas. Os cidadãos da UE com uma MitID ou uma identificação eletrónica de outro país da UE podem aceder à Digital Post. A Digital Post dispõe de vários pontos de acesso diferentes, nomeadamente http://www.borger.dk/, http://www.mit.dk/, http://www.e-boks.dk/ e a aplicação Digital Post. A aplicação Digital Post e http://www.borger.dk/ são geridos pela Agência para a Administração Digital (Digitaliseringsstyrelsen).

A maioria das infraestruturas nacionais de serviços digitais (eID, NemKonto, nemLogin, MitID, Digital Post, Health Insurance Card App e Drivers Licence App) são geridas pela Agência para a Administração Digital, sob a tutela do Ministério da Administração Digital e da Igualdade de Género. O Ministério dos Assuntos Urbanos, Rurais e Eclesiásticos é responsável por outras questões relacionadas com o registo de pessoas singulares, registos de nomes e documentos para pessoas singulares. Os gabinetes das igrejas locais ou os municípios do local de residência do indivíduo administram o contacto direto com os cidadãos.

Os certificados a seguir referidos, emitidos em linha, não são oficialmente assinados e não têm carimbo oficial. Se uma autoridade estrangeira necessitar de autorização, o Ministério dos Negócios Estrangeiros pode, mediante pedido, prestar assistência na apostila e na legalização do documento à taxa de 210 DKK (cerca de 28 EUR). Os documentos da sociedade emitidos para fins comerciais podem ser legalizados gratuitamente.

No domínio da justiça, a maior parte dos serviços públicos em linha são prestados pela Administração judicial dinamarquesa (Domstolsstyrelsen).

As informações relativas às sociedades estão acessíveis em http://www.virk.dk/.

Hiperligações:

Comunicar um problema técnico ou fazer uma observação sobre esta página